Vistoria de imóveis e sua importância

Sabemos da pressa do locatário em finalmente se mudar para seu novo lar e correr para a mudança. Mas  temos que dizer que antes disso, é essencial o imóvel passar por uma vistoria antes de fechar o contrato. Mas por que é tão necessária a vistoria? Ela serve para garantir que o imóvel esteja em boas condições de uso assim evitando possíveis conflitos futuros relacionados a reformas e quem realmente devera arcar com essas responsabilidades. Afinal, trata-se de um documento que atesta as condições do imóvel entregue. Alias, para os locadores, a vistoria de imoveis é ainda mais importante, uma vez que eles pretendem receber o imóvel da mesma maneira que foi entregue.


vamos esclarecer duvidas sobre vistoria imobiliária e como ela é feita.

O que avaliar numa vistoria?


uma vistoria necessita avaliar a parte interna e externado imóvel fazendo um check-list de todas as áreas, vamos dar alguns exemplos de alguns itens que precisam de maior atenção:


-Tetos e paredes: deve ser observado se a pintura está em bom estado não contento manchas de sujeira ou vazamentos, infiltrações, verificar se nas paredes contem rachaduras, rejuntes, rodapé ou qualquer outro tipo de detalhe que precise de reformas.

-Elétrica e fios: Esse é um dos mais importantes itens que deve ser avaliado na vistoria, pois não se trata de um problema estético, e sim de sua segurança! deve-se verificar se há fios solto e desprotegidos, se as tomadas estão devidamente instaladas e se as chaves do quadro de força e os interruptores estão em bom funcionamento e estado.

-Trincos e fechaduras: Devem ser utilizados sem esforço, da mesma forma deve ser verificado as chaves.

-Torneiras, chuveiros e encanamento: é importante testar todas torneiras, descargas e chuveiros estão funcionando e se a água corre bem até o tratamento de esgoto, e olhar qualquer tipo de vazamento que posso te causar alguns incômodos no futuro.

-Mobílias: Qualquer tipo de mobiliá deve ser avaliada no seu atual estado, se não possuiu indícios de mofo, e rasgos.



Terminando o contrato uma nova vistoria sera feita e vai ser avaliado se o imóvel está nas mesmas condições no qual foi entregue, se alguma inconformidade for encontrada o inquilino devera resolver antes da entrega das chaves 

A vistoria pode ser feita por qualquer pessoa: funcionário da construtora, ou da imobiliária, possível inquilino ou comprador. Acreditamos que o ideal a ser feito e deixar que um profissional especializado realize a vistoria. 


Agora que você já está por dentro do assunto lembre sempre dessas dicas ao negociar um novo imóvel.